terça-feira, dezembro 20, 2011

Bate-papo com Rene Silva



 Após completar um ano de pacificação, o Complexo do Alemão, hoje ocupado pelas forças do exército, já colhe os frutos dessa mudança significativa. Porém muita coisa ainda precisa mudar, pois ainda há relatos de que ainda há bandidos armados circulando pelas vias das favelas, entre outras questões relativas à segurança local.
E para tentar entender como está a situação por lá, procurei o jovem Renê Silva, que ficou conhecido por noticiar a situação na sua comunidade durante a ocupação policial através de seu twitter. Hoje o jovem Renê participa de diversas  palestras e seu twitter possui mais de 25 mil seguidores. 


- Bruno Otávio - O que mudou nesse primeiro ano de pacificação no Alemão? 
Rene Silva - Alguns investimentos de infraestrutura do governo aumentaram, uma nova escola foi construída, mas as ongs continuam com dificuldades de conseguir um patrocínio de empresas que muitas das vezes já entraram na comunidade.

- Bruno Otávio - A criminalidade realmente diminuiu, já que o tráfico é dificil de ser combatido, e as autoridades sabem disso ?
Rene Silva - Sim, o crime diminuiu bastante, hoje em dia é muito difícil a gente ver traficantes armados andando pela favela, mas ainda existem alguns pontos críticos sim...

 - Bruno Otávio - Como você teve a idéia de divulgar as noticias da ocupação? e Vc esperava toda essa repercussão? 
Rene Silva - Não foi minha ideia e nem era meu objetivo. No incio eu apenas estava respondendo aos meus amigos que queriam saber como eu estava no meio daquela situação e foi quando vários artistas e famosos do twitter vieram me perguntar também e ai comecei a publicar pra todos o que de fato estava acontecendo no Alemão.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Foto bastante tendensiosa

O jornal O GLOBO publicou uma matéria em seu site nesta sexta-feira (01/12) sobre a prisão do ex-presidente da Associação de moradores da Rocinha, Wiliam de Oliveira, que é acusado de associação ao tráfico de drogas, e de participação nas negociações de compra e venda de armas para o traficante preso, Nem. Na matéria está escrito ainda que Wiliam de Oliveira trabalha no gabinete da deputada Estadual Andrea  Gouvêa. Porém em nenhum momento cita-se o Governador Sérgio Cabral, muito menos o ex-presidente Lula, evidentemente ambos não têm nada a ver com essa acusação de Wiliam de Oliveira.
O motivo do questionamento é a foto utilizada. Muito tendenciosa, enfatizando a ligação e a amizade de Wiliam com Cabral e Lula.  Por quê não colocaram uma foto de Wiliam com a deputada Andrea Gouvêa? Ela é citada na matéria e trabalha diretamente com o acusado.
A resposta parece ser simples. Jornalismo Tendencioso.

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Renovação no JN

  Essa foto acima foi retirada do twitter oficial do Editor-Chefe do Jornal  Nacional, Wiliam Bonner. Parece ser um almoço entre Fátima Bernardes, Patrícia Poeta e o próprio Bonner, hoje (01/12). Provavelmente ele mesmo efetuo o 'click', através de um aparelho celular.
Confesso que fiquei muito surpreso com a notícia que li hoje ao acordar.
 O JN está de dupla nova. Fátima Bernardes, deixará a bancada e Patrícia Poeta assumirá o cargo, deixando o programa dominical, Fantástico.
A dupla, Bonner e Fátima (aqui como apresentadores e não no status de casal), transmite muita leveza e cumplicidade, características admirada pela maioria dos brasileiros. Mostram-se simpáticos, bonitos, estáveis, e harmoniosos. 
No imaginário do povo brasileiro, a dupla "invade" os lares com muita simpatia, sem ser convidado, levando todos os dias aos lares, aquilo que os trabalhadores que chegam em casa depois de um dia de trabalho querem assistir e ouvir. 
A nova dupla do JN tem tudo para emplacar. A troca das cadeiras acontecerá nesta segunda-feira (05/12), numa edição especial do telejornal.